Um dos mais versáteis impressos, e com grande potencial para ideias criativas, um folder pode ser muito mais do que uma simples apresentação comercial ou de uma campanha. Pode se tornar um material útil para consulta, ou que será mantido por muito tempo simplesmente pela criatividade colocada nele – uma referência de qualidade e de uma marca empenhada em montar uma peça marcante.
Aqui, vamos passar por algumas dicas de como deixar o seu folder criativo e impactante, sem sacrificar a funcionalidade em nome da estética.
Tudo começa no design da peça. Se você quer impressionar, pode trabalhar com uma produção cujos elementos gráficos (seja uma foto de fundo, grafismo, tipografia ou iconografia) se estendam pelo criativo, de forma a não só gerar uma continuidade para aquela arte, mas torná-la massiva em relação ao tamanho da peça. Por exemplo, somos uma gráfica. Poderíamos estender uma foto em modo paisagem de nosso pátio gráfico da primeira à última página de um dos lados desse folder.
Há marcas que costumam projetar seus folders para que sejam distribuídos de determinada maneira a indicar que capa (ou a primeira dobra visível) e o final (a última dobra, que geralmente será dobrada para trás se seguirmos o mesmo plano de perspectiva) se tornem uma peça só. É um toque legal, principalmente no quesito visual, e, se entregue dobrado de forma a ressaltar a ideia, pode surpreender o seu cliente.
Outro fator que pode diferenciar o seu folder e torná-lo único, são cortes especiais nas peças, gerando formas diferentes quando fechado ou aberto, fugindo do padrão retangular que compõe a maioria das peças desse tipo no mercado. Experimente com formas e diferentes ideias para corte e veja na prática como isso pode alterar drástica, e criativamente, o layout e formato geral do seu folder.
Enquanto você cria seu folder…
Pense também na possibilidade de um acabamento fosco no geral, mas com partes seletas envernizadas (verniz localizado). Por exemplo, o logo, títulos, alguns grafismos cuja função seja chamar a atenção destacando algo, ou o próprio produto (se for o caso), dando um grande contraste em relação ao resto da peça.
Há também a forma de trabalhar as dobras de forma inteligente, a fim de montar uma peça com um conceito visual de algo tridimensional, como, por exemplo, projetar esse folder para ser entregue com duas dobras, formando um triângulo, conectando as três faces que ficarão do lado externo, podendo fazer do miolo algo totalmente diferente ou aprofundar-se no tema abordado no lado “de fora” da peça.
Seja como for, fazer com que seu folder seja criativo e fuja do padrão pode garantir o sucesso na veiculação da sua mensagem, além de mostrar o cuidado com a apresentação da sua marca!
Texto por André Schelgshorn
–
Gostou desse post?
Compartilhe com alguém que possa gostar. ❤
Visite a categoria Folders