Calendários vêm em muitas formas e tipos. Aqui mesmo na Mr. você encontra calendários de mesa com dobras, wire-o, formato cubo e calendários de parede. Cada um tem seu estilo, e você pode checar com seu cliente qual a ideia inicial, para depois apresentar alternativas ou até formatos complementares.
Por exemplo, para clientes B2C, calendários de parede ou de mesa podem ser boas opções, enquanto para clientes B2B (onde cada detalhe no relacionamento pensado para impressionar pode contar na hora de uma negociação importante), um formato wire-o, mais elaborado, acaba sendo uma boa escolha. Os cubos também garantem uma alta dose de personalização e estilo, sendo bastante adequados aos balcões e lojas.
Dito isso, existem modelos já prontos, os quais podem ou não incorporar alguma personalização simples a critério do cliente, facilitando o processo de criação, e a opção de criar calendários únicos, com projetos especiais. Aqui cabe a você compreender a sua necessidade e do seu cliente, e além: as dos clientes dele(a).
Calendários seguindo padrões e modelos pré-estabelecidos passam a impressão de que houve uma dose especial de cuidado com o material, buscando algo meticulosamente projetado pelo fornecedor para atingir a excelência. Já os projetos especiais deixam claro desde o início que foram pensados com a necessidade específica do cliente em mente, visando fornecer um material para consulta diária que seja estéticamente agradável e fisicamente durável, enquanto único. A atenção está nos detalhes!
O primeiro passo é escolher o tipo de impressão que será utilizada, levando em consideração na aplicação planejada para esse impresso. O plano é que fique em uma mesa, em uma parede, geladeira? A partir dessa ideia, deve-se ter um formato em mente, um guia a seguir – não apenas visual, mas uma forma física de impressão e construção/montagem para seguir. Temos um formato ideal para cada necessidade – confira no site.
Em seguida, vem a diagramação. Isso define o esqueleto de cada página, cada semana, cada dia listado. Após a diagramação, que deve ser feita de acordo com a distribuição oficial de datas conforme previsto para o ano em questão (como as quantidades de dias das semanas, e seus números exatos), pode-se pesquisar todos os feriados e datas comemorativas pertinentes ao material e/ou ao cliente para a demarcação nas folhas.
Agora é a hora da personalização do projeto, incluindo toda a parte de arte e definição de cortes especiais, se houverem. É importante que um calendário, mesmo que altamente personalizado, mantenha sua funcionalidade de forma clara: deve ser prático e de fácil leitura das datas. Tendo tudo isso em mente, é hora de definir a faca para esse material e mandar ver na impressão!
Gostou do conteúdo?
Salve ou até mesmo compartilhe com quem você acredita poder fazer bom proveito das dicas também!
E lembre-se, conte sempre com a Mr. caso tenha quaisquer dúvidas!
Até a próxima!
Texto por André Schelgshorn
–