JANEIRO
01/01 – Ano Novo
A data pode ser interessante para promoções de virada de ano, renovação de estoque ou até mesmo com viés comemorativo para o negócio.
07/01 – Dia do leitor
Você ou seu cliente trabalham com a venda de livros? Fica a dica!
30/01 – Dia da Saudade
Perfeito para promoções de produtos que possam dar bons presentes.
FEVEREIRO
14/02 – Valentine’s Day
O nome em inglês não esconde suas origens: a data é na verdade o Dia dos Namorados internacional, e tem bastante gente que vem adotando a data por aqui para uma dose extra de romance.
21/02 – Carnaval
Velho conhecido do brasileiro e um prato cheio para o comércio de moda, por exemplo.
MARÇO
08/03 – Dia Internacional da Mulher
Aqui, o foco é 100% voltado às promoções envolvendo produtos destinados ao público feminino.
15/03 – Dia do Consumidor
A data costuma ser especialmente eficiente com promoções “relâmpago” que podem ser extremamente atraentes ao consumidor, já que as grandes ações de Black Friday e final de ano ainda estão longe.
ABRIL
09/04 – Páscoa
Se seu cliente trabalha com a produção ou revenda de chocolates, este é o momento de dedicar todos os esforços na comunicação.
MAIO
14/05 – Dia das Mães
Assim como o Dia da Mulher, produtos e itens que sejam destinados ao público feminino costumam ganhar bastante destaque.
25/05 – Dia do Orgulho Nerd
A data é recente, mas o potencial para vendas é grande e dependendo dos produtos vendidos pelo seu cliente, pode ser uma boa oportunidade.
JUNHO
12/06 – Dia dos Namorados
Versão nacional do Valentine’s Day, onde novamente os produtos e experiências românticas ganham bastante destaque.
Festas Juninas
Ao longo do mês, a temática das festas juninas ganha força na comunicação e pode ser uma chance de lucrar mais.
28/06 – Dia do Orgulho LGBTQIA+
A data que dá destaque à luta pelo direito do grupo das minorias LGBT+ pode representar uma oportunidade de fechar Junho com mais promoções.
JULHO
13/07 – Dia do Rock
Fãs do gênero musical costumam ser bastante apegados às bandas que gostam, fazendo com que presentes e outros itens tematizados cresçam em demanda.
20/07 – Dia do Amigo
Amigos bons costumam dar presentes bons – e o lucro fica por sua conta e de seu cliente.
26/07 – Dia dos Avós
A data é mais familiar e apela a um grupo menor, mas ainda pode ser uma chance de vender a mais na data.
AGOSTO
13/08 – Dia dos Pais
A data muda todos os anos, mas é sempre uma oportunidade de focar nos produtos com maior saída entre o público masculino.
SETEMBRO
07/09 – Independência do Brasil
Não é uma data com apelo comercial propriamente dito, mas com uma estratégia bem definida e alinhada ao tema da data, pode ser útil às vendas.
15/09 – Dia do Cliente
Sim, a data se parece com o Dia do Consumidor em Março, e pode ser trabalhada de maneira semelhante.
OUTUBRO
12/10 – Dia das Crianças
Com muitas crianças aguardando ansiosamente pela data e pais atentos, vale a pena se preparar com antecedência para atender às demandas.
31/10 – Halloween
O Dia das Bruxas norte-americano ganhou força por aqui nos últimos anos e é agora mais uma data comercial de grande potencial no Brasil.
NOVEMBRO
24/11 – Black Friday
A atual campeã de vendas anual ao lado do Natal, requer bastante planejamento e vale até mesmo um estudo de mercado antes dos investimentos para lucrar mais ainda.
27/11 – Cyber Monday
Concebida como um fechamento das promoções de Black Friday/Black Week, costuma ser a última oportunidade para clientes aproveitarem a data.
DEZEMBRO
25/12 – Natal
A reta final do ano comercial, e um período de grande movimentação no comércio, o Natal tem enorme potencial para lucrar bastante e começar o novo ano de caixa cheio.
Agora que você tem esses insights sobre as principais datas comerciais do ano, fica mais fácil planejar as suas ações e até mesmo incentivar seus clientes a planejarem as deles, afinal, toda oportunidade para a sua clientela é uma chance de você lucrar.