Como montar seu Cartão de Visita – Mr. Print – Gráfica Online

Como Montar seu Cartão de Visita

Bom, se você chegou aqui, imagino que você tem um plano em mente, mas talvez não saiba bem como colocá-lo em ação – e tenho quase certeza de que esse plano seja a montagem do seu cartão de visitas. Não tema: a Mr. Print é, como você bem sabe, a sua melhor parceira em gráficas online, e vamos te dar uma dica ou outra para ajudar no processo! Vamos lá?

Design, o começo, meio e fim do seu cartão de visitas. O que será feito aqui, pode literalmente definir o sucesso, ou não, do seu cartão. Mas, o que seria o sucesso de um cartão de visitas? Bem, com certeza alguma vez você recebeu o cartão de algum profissional e apenas de bater os olhos, gostou do visual e o guardou. E por vezes, guardou até por muito tempo – mesmo que não contrate mais aquele profissional – simplesmente porque o cartão é lindo. Bom, eu pelo menos já fiz isso. Foco!

Se você é designer, com certeza já tem noções de como montar um cartão – dos conceitos básicos em cores, formas, tipografias, grafismos, ao fechamento do arquivo. Se não é designer, essas dicas serão cruciais para você ter em mente na hora de montar o cartão (seja contratando uma agência, um designer, ou até tentando por conta própria).

Você vai querer um cartão chamativo, mas harmonioso – então as cores devem conversar entre si. Pode haver algum alto contraste, desde que feito de forma inteligente e que não tire a legibilidade do cartão. Evite também os clichês, como o oceano de cartões brancos com azul e vermelho aplicados que chovem por aí. 

Hierarquia de informações! O que é isso? É a ordem de prioridade de cada componente do seu cartão. Com certeza ele vai ter pelo menos o seu nome, cargo, e-mail e/ou telefone e o logo da sua empresa. Então é importante decidir: o que você quer que tenha mais destaque? Ou melhor, o que será mais relevante para quem recebe esse cartão? Dessa forma, você vai poder decidir quais informações terão mais destaque – seja em tamanho, posicionamento e/ou alguma outra maneira usada para destaque. Ah, e lembrando que é possível usar ambos os lados do cartão, fica um pouco mais fácil decidir o quê vai aonde na hora do layout.

Na parte de tipografia, falamos sobre a fonte usada. Tente usar ou escolher uma fonte que não conflite com o logo da sua empresa, e que apresente as informações de forma clara, mas moderna (se foram os tempos de cartões com fontes serifadas). Ter um cartão atual, que tenha um visual agradável e de acordo com as tendências atuais é um sinal de preocupação com a apresentação e lhe dá alguns pontos a mais no quesito apresentação.

Quanto às formas e grafismos que você pode empregar no seu cartão de visita, é importante ressaltar que elas devem complementar o design, e não afogá-lo. Alguns cartões acabam tendo uma leitura mais difícil e visual desagradável por conta de elementos gráficos inseridos de forma exagerada, ou pior, que tenham mais destaque do que a informação principal: você.

Em seguida escolha um formato ou corte para o cartão que vá de encontro com o design elaborado. Seu cartão usa ângulos fechados de 90º, ou o plano é que tenha cantos arredondados? Você tem alguma outra forma ou medida especial em mente?

Aí que entramos – você chegou na parte da impressão do seu cartão de visitas. Na gráfica, você irá escolher o tipo de papel (substrato), sua gramatura (tamanho e densidade do material) e o acabamento (você prefere um cartão fosco, envernizado, ou talvez um pouco dos dois?) desejado. Há cartões pensados já desde o princípio com determinados acabamentos em mente para que tudo corra de forma esperada na hora da impressão e corte.

Ufa – essas são as principais dicas, e esperamos poder termos ajudado nessa jornada até a entrega em mãos do seu cartão de visita ao seu cliente!

 

Texto por André Schelgshorn


Gostou desse post?
Compartilhe com alguém que possa gostar. ❤
Visite a categoria Cartões

Open chat
1
Precisa de ajuda?
Olá. Podemos ajudar?