Existem diversas formas de se firmar como um parceiro do seu cliente, e uma delas é ajudar com que ELE se torne o maior parceiro do cliente dele. Como? Bem, o relacionamento é o começo de tudo. Os preços que você praticar, também. Mas e se você educar seu cliente a estar presente no dia a dia do público dele, mesmo que de maneira inconsciente? Os calendários distribuídos por empresas, lojas e demais estabelecimentos são materiais que serão consultados, literalmente, por um ano inteiro, e terão a marca exposta ali a cada consulta. Pode parecer que não, que não prestamos atenção na marca – mas o que acontece aqui vai um pouco além do olhar superficial: estamos falando de tornar aquela marca presente no consciente, e no inconsciente do público-alvo, prestando um serviço constante (o calendário e suas funções em si) e promovendo sua mensagem enquanto isso.
Vamos falar um pouco de prazos, ou melhor, o momento certo para abordar seu cliente com essa ideia, quando executá-la e como planejar a produção. Bom, sabemos que o final do ano costuma ser movimentado para todos os negócios. Então a antecipação é a palavra chave do que vamos pensar aqui. Estamos na metade final do ano, e com as promoções, eventos e tudo o mais que costumam ocorrer (fora todos os processos internos de fechamentos, reuniões, apresentações, etc), tudo que puder ser adiantado é de grande ajuda. Então esse é o momento de começar a introduzir essa ideia e cultivar ela na cabeça do seu cliente. Levante as vantagens de chegar ao caos do fim de ano com isso a menos para se preocupar, tendo já feito os calendários de forma antecipada. Não necessariamente produzidos, mas idealizados, projetados, com a sua compra já feita aqui na Mr. Print e programada. Assim, tudo sai de acordo com o planejado e você pode até ganhar uns pontos extras pela demonstração de organização e pensamento estratégico.
Primeiro passo dado: a abordagem. Junto dela, ou posteriormente, vem o próximo passo – compreender as necessidades que esse cliente terá quanto ao produto, e saber oferecer o item correto para o público dele. Aqui na Mr. Print, um calendário vai além de apenas folhas com datas – temos calendários de parede, de mesa, e de mesa do tipo Wire-O, ou seja, com as folhas presas por uma armação em espiral. Cada negócio e perfil de target final tem sua preferência, e é aí que o seu relacionamento com o seu cliente. Conhecer bem o perfil do público dele, incluindo seus hábitos no dia a dia (insight que obviamente seu cliente poderá lhe trazer com mais profundidade), pode ajudar a definir qual tipo de material seria o ideal a se oferecer.
Bom, levando tudo isso em consideração, agora você tem alguns insights a mais sobre como e quando oferecer calendários como material promocional ao seu cliente. Nossa dica? Uma leve antecipação não faz mal a ninguém, e o planejamento previne que as coisas saiam de controle na loucura de fim de ano. Então tente oferecer esse material com pelo menos três meses de antecedência para o fim do ano no máximo, já que outubro precede a correria de Black Friday de novembro, e as festividades de dezembro!
Texto por André Schelgshorn
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